Post: Como Funciona um Consórcio de Moto [Guia Completo]

Como funciona um consórcio de moto?

Os consórcios de motos operam com um sistema colaborativo onde os participantes, também conhecidos como consorciados ou cotistas, realizam contribuições mensais.

Mas, essas parcelas visam formar uma poupança coletiva destinada à compra da moto, caracterizando assim uma autonomia financeira do consórcio.

Mensalmente, ocorre um sorteio, no qual uma ou mais pessoas são contempladas, recebendo uma carta de crédito.

Então essa carta permite a compra de uma moto no valor total acumulado pelo grupo até então.

As regras estabelecidas no contrato garantem que todos os participantes recebam o montante correspondente à aquisição do bem até o término do prazo do consórcio.

Mas, a administração dos pagamentos e contraprestações é realizada pelo administrador do consórcio.

Cabe falar que o Banco Central do Brasil desempenha o papel de fiscalização e supervisão dos sistemas e gestores de consórcios, assegurando a transparência e conformidade com as normativas vigentes.

O que é um consórcio de moto? 

Consórcio é um investimento a longo prazo, através da união de dois ou mais indivíduos, empresas, organizações, visando partilhar de recursos para atingir um objetivo em comum.

Funciona da seguinte forma:

Grupo com desejo de compra em comum, contribuem com uma parcela mensal para montar uma espécie de “poupança conjunta” (chamada carta de crédito)

Então todos os meses acontece um sorteio, no qual a pessoa selecionada para receber uma carta de crédito e efetuar a compra.

Mas se você não quer esperar ser sorteado, pode dar lances, como leilão.

Para conquistar um bem é necessário um bom planejamento, dessa forma você não vai acabar se prejudicando em relação aos pagamentos.

Então, quando se trata de orçamento, devemos lembrar que a compra de um bem não deve comprometer 30% da sua renda.

Mas, dessa forma, o consórcio se mostra muito mais vantajoso, já o valor das parcelas quem decide dentro das suas necessidades.

consorcio de caminhão

Como funciona um consórcio?

O consórcio, uma prática brasileira, funciona como uma forma de autofinanciamento.

Então, nesses modelos, um grupo de pessoas físicas ou jurídicas contribui com parcelas mensais, criando uma poupança coletiva destinada à compra de uma moto.

Mas a gestão desse grupo realizada por administradoras de consórcio, que aplicam uma taxa para esse serviço.

Portanto, os termos, prazos e quantidade de cotas são estipulados em contrato.

Então o valor total de moto é então dividido pela duração do consórcio, e cada participante paga uma fração desse montante.

Mas, mensalmente, a administradora realiza sorteios, nos quais ou mais integrantes são contemplados, tendo a oportunidade de “comprar” a moto com o valor do sorteio.

Além disso, é possível realizar lances, caso sejam, vencedores, também resultam em contemplação.

Uma das vantagens desse modelo é a ausência de juros, em comparação com os financiamentos.

Contudo, é importante falar que o consórcio envolve uma taxa de administração.

Adicionalmente, as parcelas são corrigidas conforme o valor do bem escolhido, o que significa que, por exemplo, em um consórcio de moto, as parcelas podem aumentar conforme o eventual reajustes no preço do modelo.

Quais são as vantagens do consórcio de moto? 

Quando você considera o consórcio de moto, é fundamental entender suas principais vantagens.

Confira abaixo os benefícios significativos dessa modalidade:

Ausência de juros:

Diferente do financiamento, o consórcio de moto não envolve cobrança de juros.

Mas todo o capital utilizado provém das parcelas e dos lances dos participantes, eliminando a necessidade de empréstimos por parte da administradora.

A taxa de administração é a única cobrança, garantindo custos finais mais baixos em comparação com financiamentos tradicionais.

Poder de negociação maior:

Recebendo a carta de crédito, o consorciado possui o valor total do plano adquirido.

Então essa liquidez imediata proporciona maior poder de negociação, permitindo que os consumidores negociem e obtenham descontos atrativos ao adquirir sua moto.

Mais segurança

Diferente da poupança convencional, o consórcio oferece segurança na realização de planos de compra.

Então, com a capacidade de planejamento e concretização da compra, o consorciado pode escolher a carta de crédito, determinar o prazo desejado e realizar os pagamentos das prestações.

Mas no final do período, com a carta de crédito em mãos, a compra da sua moto pode ser efetuara à vista, sem a necessidade de adiantamento.

Uso Flexível do Crédito:

Como funciona um consórcio de moto: Uma vantagem significativa no consórcio e a flexibilidade no uso do crédito sendo contemplando.

Os consorciados têm a liberdade de decidir quando, onde e o que comprar, se respeitarem a categoria do bem escolhido.

Então, com incertezas econômicas, o consórcio de moto, se torna cada vez mais popular, proporcionando aos participantes a realização de seus sonhos de maneira planejada e flexível.

Vale a pena comprar moto no consórcio?

Como funciona um consórcio de moto: A Carol da contemplando sonhos, destaca que a principal vantagem é a ausência de juros, transformando uma alternativa para quem não dispõe de dinheiro para a compra à vista.

Então o consórcio também funciona como uma poupança, exigindo uma contribuição mensal que, por vezes, resulta em antecipação de acesso ao bem desejado por meio do sorteio ou do lance.

Se o montante disponível não permite a compra à vista, mas é suficiente para um lance vencedor, o consórcio pode ser uma escolha inteligente, permitindo a antecipação da aquisição do veículo.

Contudo, Carol enfatiza a importância de uma análise detalhada não apenas do valor da moto desejada, mas também dos custos associados à manutenção do veículo, incluindo documentação, impostos e revisões.

Dessa forma, o consumidor pode comparar as opções de compra, escolhendo aquela que melhor se ajusta ao seu orçamento.

O consórcio de moto é uma alternativa indicada para quem não dispõe de recursos imediatos, deseja evitar altos juros do financiamento, procura uma forma de poupança forçada, tem flexibilidade de tempo até a contemplação da carta de crédito ou possui reservas financeiras para oferecer lances.

Consórcio de moto vale a pena quando:

  • Consumidor não tem dinheiro para comprar o bem à vista.
  • Quer fugir de juros altos encontrados no financiamento.
  • Não tem disciplina para poupar dinheiro sozinho e precisa fazer uma? Poupança forçada?
  • Não tem urgência para adquirir o bem e pode esperar até a contemplação da carta de crédito.
  • Não pode esperar muito para adquirir o bem, mas tem reservas financeiras para oferecer lances.

Escolhendo Sua Moto em 2023: Conheça as Melhores Opções no Consórcio

Como funciona um consórcio de moto: A decisão de qual moto adquirir em 2022 pode ser facilitada ao conhecer as opções mais demandadas.

Mas, vale ressaltar que, embora as linhas estejam em constante evolução, muitos modelos têm presença constante com edições anuais ou semestrais, trazendo alterações sutis de design e motor.

1. Yamaha Crosser 150 Z ABS:

Como funciona um consórcio de moto

A versão atualizada da Crosser 150 Z ABS oferece robustez e versatilidade, permitindo o uso de gasolina ou etanol.

Então com visual off-road, é ideal para diversos terrenos, incluindo trilhas, destacando-se pelo para-lama alto, protetores de suspensão dianteira e suspensão em link. Novos freios ABS de série aumentam a segurança.

2. Honda Pop 110i:

Como funciona um consórcio de moto

Um dos modelos mais acessíveis da Honda, a Pop 110i passou por atualizações recentes, otimizando a injeção eletrônica para melhor rendimento e menor consumo de combustível.

Mas, destaca-se pelo banco com textura exclusiva, design aprimorado e inovador sistema de freios CBS para equilibrada frenagem em ambas as rodas.

3. Honda Biz:

Como funciona um consórcio de moto

A Honda Biz, uma escolha popular entre iniciantes, oferece leveza, fácil acesso e baixo consumo de combustível.

Então, ideal para quem busca a primeira moto, destaca-se pelo preço acessível, boa mecânica e conforto. Seu formato de Cub permite um posicionamento confortável dos pés próximos ao chão.

4. Honda CG 160:

Como funciona um consórcio de moto

Líder de vendas em 2021, a Honda CG 160 é indicada para uso diário em áreas urbanas, sendo econômica e de baixa manutenção.

Mas, disponível em quatro versões (Titan, Start, Fan e Cargo), a linha inclui o modelo especial Titan S, com design premium em comemoração aos 25 anos de vendas.

5. Yamaha Lander 250:

Como funciona um consórcio de moto

A Yamaha Lander 250 destaca-se como uma moto on-off versátil, transitando facilmente entre trilhas e asfalto.

Com maior cilindrada, velocidade e visual moderno, apresenta freio ABS, farol de LED e é reconhecida por sua economia de combustível, apesar do peso ligeiramente maior em comparação aos concorrentes.

Então, ao escolher sua moto em 2023, considere suas necessidades, preferências e o uso pretendido, garantindo uma decisão informada e alinhada ao seu estilo de vida.

Após a compra da sua moto, e muito importante você contar com uma proteção veicular de confiança, como a APVS Brasil, conheça mais sobre essa associação.

Conheça a melhor proteção veicular para a sua moto

Com 14 anos de experiência, a APVS é a referência no segmento de proteção veicular, contando com 250 mil associados ativos e a maior estrutura da América Latina.

Então, com mais de 1200 funcionários internos, oferecemos um atendimento de excelência, pautado pela integridade e sustentabilidade.

Na APVS, garantimos segurança, qualidade, confiança e respeito. Somos a número 1 do ramo, proporcionando a máxima garantia de proteção para sua moto.

Mas, com uma rede nacional de pronta resposta e oficinas credenciadas em todo o Brasil, atendemos em 23 estados, com mais de 300 regionais, e contamos com mais de 3 mil consultores externos.

Destacamo-nos como a única associação com gerenciamento de risco próprio, ativo 24 horas por dia. Escolha a proteção que faz a diferença. Faça uma cotação na APVS e tenha a tranquilidade que sua moto merece.

Coberturas e benefícios da APVS Brasil

A APVS Brasil oferece uma extensa gama de benefícios e extras para garantir a segurança total do seu veículo. Confira abaixo algumas das vantagens exclusivas:

  1. Isenção de Franquia para Roubo, Furto, PT e Terceiros
    • Garantia de proteção sem a necessidade de franquias em casos de roubo, furto, perda total e danos a terceiros.
  2. % FIPE à Vista (Sem Parcelamentos)
    • Valorização imediata do seu veículo, com o pagamento da porcentagem FIPE à vista, sem a complicação de parcelamentos.
  3. Cobertura Total contra Incêndio
    • Segurança adicional com proteção abrangente contra incêndios, preservando seu veículo em diversas situações.
  4. Serviços Exclusivos e Consultoria Especializada
    • Acesso a serviços exclusivos e consultoria especializada para manter você informado e amparado em todas as situações.

Além disso, disponibilizamos extras valiosos para reforçar ainda mais sua proteção:

  • Proteção de Vidros 70%
  • Carro Reserva por 7, 14 e 30 dias
  • PAR – Proteção a Terceiros de 30 e 50 mil
  • Reboque/Guincho de 400, 600 e 1000 km

E como um bônus adicional, oferecemos:

  • Auxílio Funeral
  • Assistência Pet
  • Assistência Residencial

Escolha a APVS para garantir uma cobertura de qualidade e benefícios extras que fazem toda a diferença. Proteja seu veículo com a APVS e desfrute de viagens tranquilas em todas as suas jornadas!

Clique AQUI e faça uma cotação agora, para sua nova moto!

Conclusão

Como funciona um consórcio de moto: Em resumo, entender como funciona um consórcio de moto revela uma alternativa inteligente e econômica para realizar o sonho sobre duas rodas.

Mas, a formação de grupos, sorteios, lances e a gestão transparente por parte da administradora tornam esse método uma escolha estratégica.

Benefícios Notáveis:

  1. Sem Juros Elevados: Diferentemente de financiamentos, o consórcio evita juros abusivos, contribuindo para um custo final mais acessível.
  2. Autonomia na Escolha: Ao ser contemplado, você tem a liberdade de escolher a moto que atende às suas preferências, garantindo satisfação plena.
  3. Planejamento Financeiro Eficiente: Com parcelas ajustadas e ausência de surpresas desagradáveis, o consórcio proporciona um planejamento financeiro seguro.
  4. Fiscalização Garantida: A supervisão do Banco Central do Brasil assegura a idoneidade do sistema, proporcionando transparência e segurança aos participantes.

O Caminho para seu Sonho: Ao aderir a um consórcio de moto, você se une a um grupo de pessoas determinadas a conquistar suas motocicletas de forma inteligente.

Então a flexibilidade, aliada à ausência de juros altos, torna essa jornada não apenas realizável, mas também vantajosa.

O consórcio de moto surge como uma rota promissora para quem busca realizar o desejo de pilotar sua própria motocicleta, combinando economia, planejamento e liberdade de escolha.

Mas, faça parte desse movimento e acelere na direção dos seus sonhos sobre duas rodas.

Se deseja fazer um consórcio, entre em contato comigo pelo WhatsApp clicando AQUI, eu Carol vou prestar um atendimento personalizado para você.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e com seus amigos.

Veja mais

Posts relacionados

Quanto Ganha um Vendedor de Carros? Comissão ou Salario Fixo?

Quanto Ganha um Vendedor de Carros? Comissão ou Salario Fixo?

Quanto Ganha um Vendedor de Carros? Comissão ou Salario Fixo? Qual é melhor? Nos negócios de revenda de carros, a comissão é uma prática comum

Seguro Auto para Mulher é Realmente mais Barato? [A VERDADE]

Seguro Auto para Mulher é Realmente mais Barato? [A VERDADE]

Seguro Auto para Mulher como funciona? Do ponto de vista estatístico, as estatísticas indicam que as mulheres costumam se envolver em acidentes de trânsito com

Carro de Leilão faz Seguro? [Guia Completo]

Carro de Leilão faz Seguro? [Guia Completo]

Carro de leilão faz seguro? É comum as pessoas se perguntarem se dá para fazer seguro para carros comprados em leilão. Então isso acontece porque,

VÍDEO: Caminhão Desgovernado em Curitiba [VEJA O QUE ACONTECEU]

VÍDEO: Caminhão Desgovernado em Curitiba [VEJA O QUE ACONTECEU]

Caminhão Desgovernado em Curitiba veja agora o que aconteceu. Batidas ocorreram no início da manhã deste sábado (14). Pelo menos 12 veículos foram atingidos, segundo

Como Funciona Assembleia de Consórcio [Guia Completo]

Como Funciona Assembleia de Consórcio [Guia Completo]

Como funciona assembleia de consórcio? Participar de um consórcio traz a expectativa da contemplação durante as assembleias, um momento bastante aguardado não é mesmo? Eu

Qual o Melhor Consórcio do Brasil? TOP 10 [ATUALIZADO]

Qual o Melhor Consórcio do Brasil? TOP 10 [ATUALIZADO]

Qual o Melhor Consórcio do Brasil? Separamos uma lista para você sobre os 10 para você Veja bem Mas, pensando em te ajudar a encontrar